domingo, 30 de março de 2008

Quintal das lembranças - parte VII

Israel “Bruddah IZ” Kamakawiwo'ole

O gigante suave

É verdade que muita gente já escutou – seja em filmes, programas de tv ou rádio – um cantor de voz suave, que acompanhado apenas de sua “pequena viola”, interpreta um medley das canções What a wonderful world e Somewhere over the rainbow. Todavia, poucos sabem de quem se trata. O cantor em questão é o havaiano Israel Kamakawiwo'ole (* 20/05/1959 – Honolulu, Hawaii; † 26/06/1997 – Honolulu, Hawaii), também conhecido como Bruddah IZ.

No ano de 1993, o cantor lançou um disco memorável, Facing the Future, o qual projetou a sua música para além das ilhas havaianas. Entre as canções do disco, a já comentada versão dos sucessos What a wonderful world, clássico imortalizado na voz de Louis Armstrong, e Somewhere over the rainbow, da trilha sonora do filme “O mágico de Oz".

Sempre acompanhado do seu ukelele (ou guitarra havaiana), Bruddah IZ celebrou em suas canções as belezas naturais do Hawaii e as tradições do seu povo. Por outro lado, IZ foi um militante veemente contra a submissão do Hawaii ao governo norte-americano. Descendente de uma linhagem nobre de nativos havaianos, IZ não poderia aceitar que a cultura do seu povo deixasse de existir, dando lugar aos valores ianques. Essa postura fez dele o artista mais cultuado pela população havaiana, e até hoje suas canções estão presentes por todo o arquipélago.

Em 1997 a voz suave de IZ se calou. Com 1,88m de altura, Israel Kamakawiwo'ole chegou a pesar 343 kg. Aos 38 anos faleceu em virtude de problemas respiratórios decorrentes da obesidade mórbida.

Numa tradicional cerimônia havaiana, as cinzas de Bruddah IZ foram lançadas ao mar. Milhares de pessoas acompanharam sua despedida. Mas a sua música sempre continuará entre nós.


Medley Somewhere Over the Rainbow/What a Wonderful Worl. Ao final, cenas do funeral de Bruddah IZ


Bruddah interpreta a canção White Sandy Beach of Hawaii


Música Hawai'i 78

Nenhum comentário: