sábado, 5 de março de 2011

DIÁRIOS DE MOTOCICLETA

Ernesto, Alberto e "La Poderosa" - ano de 1952


Faleceu hoje o médico e escritor Alberto Granado Jiménez, aos 88 anos de idade. Granado foi amigo na juventude de Ernesto Guevara de la Serna, "El Che", a quem conheceu quando este tinha 14 anos e ele, 20.

Sua história de vida tornou-se popular graças ao filme Diários de Motocicleta (2004), dirigido pelo cineasta brasileiro Walter Sales. Bioquímico de formação, Alberto e o então estudadente de medicina Ernesto empreenderam viagem pela América do Sul a bordo de uma velha motocicleta, "La poderosa". Partindo da cidade de Córdoba, na Argentina, os dois percorreram cerca de 10.000 quilômetros, passando pelo Chile, Colômbia e Peru.

Após oito meses de viagem, Alberto resolveu fixar residência na Venezuela. Ernesto, por sua vez, impactado pela miséria e pela desigualdade social que conheceu na viagem, transformou-se num revolucionário idealista, gravando para sempre seu nome na história como "Che Guevara".

Após cinco anos na Venezuela, já casado e com filhos, Alberto Granado mudou-se para Cuba, onde foi um dos responsáveis pela implantação da tradicional Escola de Medicina de Santiago de Cuba. Os dois amigos encontraram-se pela última vez em 1964, ocasião em que Che já planejava levar os ideais da revolução cubana a outros países da América Latina.

Diários de Motocicleta - cena final (despedida entre Alberto e Ernesto)



Al otro lado del río - Jorge Drexler (trilha sonora do filme)

Nenhum comentário: