quarta-feira, 6 de abril de 2011

Quintal das lembranças


 Zé Rodrix (25/11/1947 - 21/05/2009)

Posso dizer sem medo que em todas as áreas que atuou, Zé Rodrix foi um cara acima da média. Como músico multi-instrumentista (dominava o piano, violão, acordeon, flauta, bateria, saxofone e trompete), pouco ou nada precisa ser acrescentado ao que já foi dito e escrito pelos críticos. Exímio pianista, ele foi o nosso Ray Charles, seu grande ídolo. Como compositor, inovou a música popular brasileira ao criar, juntamente com os parceiros Sá e Guarabyra, o folk nacional, batizado de Rock Rural. Quem não sabe cantarolar alguns versos da bela "Casa no campo", imortalizada pela Elis Regina? Segundo ele, a música foi composta aqui em Goiânia, ocasião em que viajavam em turnê pelo país, em um quarto de hotel pestilento tomado por percevejos.

Também foi publicitário e escritor. Na publicidade, criou jingles para marcas e empresas famosas, como Chevrolet, Marisa, Extra, Pepsi. Como escritor, atividade que passou a desempenhar com afinco a partir do ano 2000, uma ressalva deve ser feita. Leitor compulsivo, sua biblioteca particular contava com mais de 12.000 títulos. Ligado à maçonaria, Zé Rodrix estudou com profundidade exemplar todo o percurso desta sociedade secreta, o qual foi reproduzido nos três livros que lançou, reunidos na "Trilogia do Templo", sendo eles: Johaben: Diário de um Construtor do Templo, Zorobabel: reconstruindo o templo e Esquin de Floyrac: O fim do Templo.

Sobre a trilogia (via Wikipédia), o escritor Luis Eduardo Matta afirmou no prefácio do terceiro volume: "Nunca, em toda a trajetória literária brasileira, um escritor se aventurou com tamanha obstinação por uma saga épica monumental como é o caso desta trilogia, que se debruça sobre os primórdios da Maçonaria, uma das fraternidades iniciáticas mais antigas do mundo, mesclando erudição e fluência, onde realidade e ficção se confundem num incrível mosaico narrativo". Ainda de acordo com Matta, a Trilogia do Templo foi uma das mais fantásticas obras literárias produzidas no Brasil na primeira década do Século XXI.


Sá, Rodrix e Guarabyra - Mestre Jonas


Zé Rodrix e Tavito - Casa no campo


Sá, Rodrix e Guarabyra - Jesus numa moto

Nenhum comentário: