domingo, 5 de junho de 2011

Quintal das lembranças

Geraldinho Nogueira
um legítimo contador de "causos"

Pouco conhecido fora do território goiano, Geraldo Policiano Nogueira (18/12/1913 - 1º/12/1993), ou simplesmente Geraldinho, foi um legítimo representante da cultura caipira, tendo ganhado destaque como exímio contador de "causos".

Nascido no município de Bela Vista-GO, Geraldinho, como todo homem simples do interior goiano, era intimamente ligado às manifestações culturais e religiosas, sobretudo a Folia de Reis, a música caipira e a catira. E assim sendo, também não deixava de apreciar uma boa cachaça.

Sua aparição nos meios de comunicação deu-se oficialmente em 1984, através do apresentador goiano Hamilton Carneiro, que há muitos anos conduz o programa "Frutos da Terra". O sucesso foi imediato. Era praticamente impossível não deixar-se encantar com aquele homem rústico, mas que ao mesmo tempo deixava emanar uma simplicidade pura, que há muito se perdeu entre nós.

Grande narrador do modo de vida interiorano, Geraldinho nos deixou uma herança valiosa, repleta de personagens e cenários que se desfizeram com o tempo. Vale a pena ouvir os seus "causos".

O causo da bicicleta

Casalzinho novo

Causo do peão cagão

Mensagem de final de ano

Nenhum comentário: